Carregando

O Takorama no Brasil:

O festival, que chega pela primeira vez no Brasil, une educação e cinema e explora o tema da “Solidariedade”. Tem como propósito inspirar famílias e educadores a inovar nas práticas educativas durante o período de isolamento social. Os 15 curtas-metragens apresentados foram selecionados entre os filmes do catálogo da Associação Films pour Enfants (“Filmes para Crianças”) e a adequação entre conteúdo e idade das crianças foi elaborada em colaboração com a organização “3-6-9-12”

O festival é uma iniciativa da Associação Films pour Enfants. Está sendo realizado no Brasil pela produtora 3emeio, com apoio do Fundo de Apoio à Aprendizagem durante a Covid-19, criado a partir de uma aliança entre a Fundação Lemann e a Imaginable Futures como resposta aos desafios que a educação enfrenta em tempos de pandemia. Trata-se de um projeto totalmente gratuito e aberto ao público.

Origem do Festival Takorama:

No contexto da pandemia do Corona Virus, na França, a Associação sem fins lucrativos, Films pour Enfants (“Filmes paracrianças”), desenvolveu um festival de cinema online voltado para professores do ensino fundamental e seus alunos. Curtas-metragens, acompanhados de atividades educacionais, foram disponibilizados com o objetivo de permitir que as crianças mantivéssem contato com as escolas e continuassem suas atividades escolares em casa. Todos os alunos foram incentivados a dar sua opinião e a votar no seu filme favorito. Tudo de forma gratuito e sem publicidade.

Mais de 8500 turmas se inscreveram no festival e o seu site já contabiliza mais de um milhão de visualizações. O feedback dos professores e das crianças tem sim extremamente estimulante, o que motivou a Associação a abrir o festival em escala internacional.

A associação internacional Films pour Enfants (Filmes para crianças) tem o objetivo que desenvolver uma metodologia de ensino em que o uso da imagem é o principal instrumento educativo. Desde 2017, a associação desenvolve o seu trabalho, oferecendo acesso gratuito ao cinema de animação independente para crianças de todo o mundo.

Parceiros do festival:

Comissão Nacional Francesa da UNESCO
https://unesco.delegfrance.org/-Commission-Francaise-pour-l-UNESCO

ONUDC
https://www.unodc.org

GAPMIL
https://en.unesco.org/themes/media-and-information-literacy/gapmil

3-6-9-12
https://www.3-6-9-12.org